O que é a Pastoral do Empreendedor?

 

Antes de tudo é bom dizer o que não é a Pastoral do Empreendedor:

  • Não é um grupo de captação de recursos para a Igreja: quando se fala em empresário ou empreendedor, pensa-se logo em alguém que pode financiar eventos, colaborar com a reforma da Igreja, ajudar na distribuição de cestas básicas ao pobres, doar prêmios para os sorteios da paróquia. Mas por trás desse que só é lembrado na hora de dar, tem um ser humano com coração, com família, com angústias, preocupações e incertezas em relação ao futuro. E é assim que a Pastoral os enxerga.
  • A PE também não é um instituição civil em defessa do empresariado (mesmo porque já existem entidades para isso): as organizações que representam politicamente e civilmente os empresários tem toda a possibilidade de ajudá-los. O empreendedor tem sede de mais, tem sede de Deus, pois sua alma é grande, insaciável, que pensa grande. Só mergulhando em águas mais profundas ele pode sentir a alma em paz, repousando em Deus.

 

A PE é um movimento que ampara a alma, cria condições para a vivência da espiritualidade, fomenta o estudo da palavra de Deus e orienta nos ensinamentos do magistério da Igreja.

A missão da Pastoral do Empreendedor é olhar e cuidar com amor dos empreendedores, por meio de encontros, retiros, missas, palestras, estudos bíblicos, entre outras atividades. Proporcionar ao empreendedor o encontro com outros empreendedores para se conhecerem, trocarem experiências, rezarem juntos. O fortalecimento da fé é primordial no mundo dos negócios. Os desafios de empreender no Brasil são muito grandes, a vida espiritual tem um papel fundamental na vida de um empreendedor. É um recurso divino que precisa ser alimentado, explorado. Jesus Cristo chama a todos, seja em qual posição você estiver. Chamou tanto empreendedores da pesca quanto coletores de imposto.

 

Nossa logomarca

A marca da Pastoral do Empreendedor expressa dinamismo, movimento, sonho de voar e ir sempre mais longe. Vemos no desenho a formação de uma pomba, que nos traz a força do Espírito Santo que inspirou essa Pastoral para a Igreja e age na vida de todos os empreendedores.

As asas da pomba lembram mãos abertas, que significam a igreja que cuida e acolhe os empreendedores, em gesto de amor e carinho, lembram também a generosidade, só sabe amar de verdade quem tem mãos abertas. Mãos que trabalham, tiram o sustento, produzem, constroem, fazem um mundo melhor, mão de empreendedores e empreendedoras.

Na parte superior vemos uma língua que agradece, que louva, que bendiz o nome do Senhor, que evangeliza outros empreendedores. Pode-se interpretar também como o Sagrado Coração de Jesus, cheio de ternura e misericórdia.

As cores são vivas, diversas, alegres que refletem a criatividade do empreendedor, a diversidade de empreendimentos, a mistura, a beleza da criação de Deus.

[member photo=”117″ name=”Coordenação”]A coordenação da Pastoral do Empreendedor do Santuário São Judas Tadeu é formada por empreendedores e gestores de diversos segmentos. Nosso objetivo é desenvolver ações que contribuam para o pastoreio dos empreendedores e demais pessoas que frequentam a pastoral.

Caso você tenha interesse em nos auxiliar nessas ações mande um e-mail para contato@pastoraldoempreendedorsjt.com.br que ficaremos alegres com a sua presença, pois como já disse nosso Senhor Jesus Cristo a messe é grande, mas os operários são poucos.[/member]